Postagens populares

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DUAS ESPECIES DA MANDIOCA.

A mandioca doce, conhecida por aipim ou macaxeira que é usada na alimentação.

Cozida na água e sal, já está pronta para ser consumida. É também um importante ingrediente para bolos, pães, salgadinhos. Ela é insubstituível no preparo de alguns pratos típicos brasileiros como o Tutu à Mineira e os pirões de peixe. Para você saber se a mandioca é boa, na hora da compra espete-a com a unha, se ela furar sem dificuldade, sinal que é boa.

Existe também a mandioca brava ou amarga que é usada na produção de polvilho ou de farinha. Possui maior quantidade de ácido cianídrico, que provoca náuseas, vômitos e sonolência. Se a pessoa não se tratar logo, pode chegar a morte. Por meio do cozimento da mandioca doce se elimina essa substância tóxica, porém a amarga precisa de altas temperaturas industriais para eliminar essa substância tóxica. Para se distinguir uma da outra é preciso ser um especialista.

3 comentários:

  1. Postagem interessante. Faltou indicar a fonte de pesquisa. Nota 0,8 em 1,0.

    ResponderExcluir
  2. Vejo publicações de retirada fácil da mandioca da terra. As minhas vão muito fundas e dificulta a retirada. Isso depende de espécie? Qual a melhor e de mais facilidade pra colher?

    ResponderExcluir
  3. Como encontrar sementes de mandioquinha, e variedades demadioca rocha

    ResponderExcluir